A arte de manter clientes

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Conquistar o cliente é apenas o primeiro passo. Você precisa mantê-lo, construindo com ele

uma relação de confiança que é benéfica para as duas partes. Com pequenos cuidados, calma

e profissionalismo, isso é perfeitamente possível, seja você freelancer, dono de um pequeno

negócio ou sócio de uma grande empresa.

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Estabeleça limites

Alguns clientes ligam no meio da noite ou no fim-de-semana com uma “demanda emergencial”

nem tão urgente assim. Seja educado, dizendo que você estará disponível no horário de

expediente normal. Em alguns casos, quando o trabalho é inevitável, é normal cobrar uma tarifa

diferenciada por esse horário extra.

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Mantenha seu cliente informado

Não existe nada pior do que o cliente estar no escuro em relação ao andamento do seu projeto.

Informe-o sobre cada passo, mesmo que seja necessário rever prazos ou admitir que o caminho

escolhido exige novas soluções.

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Você sabe o que faz

Tem sempre aquele cliente que se acha “expert” em tudo, dando palpites no seu trabalho.

Mostre a ele que você está aí para ajudá-lo, fazendo aquilo que entende, e que, se cada atuar

na sua área, o resultado será melhor. Não é demais lembrar: se o cliente escolheu você,

é porque confia no seu trabalho.

Ganhe sua confiança

Num primeiro momento, é normal que o cliente não acredite na sua capacidade de entender

as suas necessidades. Esta confiança vem com o tempo. Cabe a você provar que é capaz

e quebrar esta barreira.

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Se preciso, diga não

Nem sempre o cliente tem razão. Quando ele começa a exigir uma quantidade muito grande

de seu tempo e recursos, saiba dizer não e explicar o motivo. É melhor ser honesto do que

tentar agradá-lo a todo custo e se sacrificar demais por isso.

Saiba dizer “adeus”

É difícil reconhecer, mas às vezes a relação entre as duas partes não é benéfica. Quando o

atendimento exige um envolvimento muito grande, quando os projetos levam mais tempo do

que deveriam, o escopo fica maior do que o combinado e o cliente não está disposto a pagar

por isso, talvez seja melhor concentrar seus esforços no atendimento aos outros clientes.

É uma questão de sobrevivência.

Lembre-se: como cada cliente é um cliente, busque a melhor maneira de lidar com as

peculiaridades de cada um. Encontrando a estratégia certa para casa um, você será próspero

em seu negócio e terá uma clientela satisfeita!

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